4 de out. de 2007

1º Encontro dos Coletivos de Rock de Rondônia


1º Encontro dos Coletivos de Rock de Rondônia

O I Encontro dos Coletivos de Rock de Rondônia será realizado em Ji-Paraná, nos dias 13 e 14 de outubro de 2007, com a intenção de reunir os coletivos de rock do estado, juntamente com bandas, produtores, jornalistas e interessados em acompanhar o crescimento da cena rock de Rondônia.

O encontro é um velho desejo dos coletivos de rock do estado, porém nesses últimos dois meses a idéia amadureceu e floresceu devido a iniciativa de três dos principais coletivos de rock do estado: Vilhena Rock, Movimento Rock de Ji-Paraná e Projeto Beradeiros.

O município de Ji-Paraná foi escolhido para o primeiro encontro devido a posição estratégica do município, centro do estado, o que facilita para o acesso dos interessados em participar do encontro. Este primeiro encontro partiu da necessidade do fortalecimento do diálogo das cenas rock do estado de Rondônia e também de se firmar propostas concretas para o intercâmbio cultural entre as mesmas.

O encontro deverá ser realizado também em outras oportunidades como em breve no Festival Beradeiros que será realizado entre os dias 17 e 18 de novembro, na cidade de Porto Velho.

A intenção também é contar com a participação de representantes dos poderes público e privados, para partilharem das intenções dos promotores culturais ligados à cena rock de Rondônia e também avaliarem a possibilidade de ajuda ao crescimento desta cena que é importante no contexto da cultura jovem e urbana, onde muitos expressam suas idéias, desejos e vontades de forma consciente e coletiva, de forma solidária e cooperativa.

Pautas

Apresentação e Contextualização das Cenas e Coletivos de Rock do Estado de Rondônia:

  • Apresentação e contextualização da quem produz e qual a realidade em que está inserido cada coletivo de rock do estado. Se há interesse coletivo das bandas, participação ativa dos poderes público e privado, quais as dificuldades e quais os pontos positivos da cena local, definida por produtor/coletivo de determinada cidade.

Grito Rock Rondônia 2008:

  • Até 2006 o festival Grito Rock era realizado somente em Cuiabá, idealizado pelo Espaço Cubo (www.espacocubo.blogger.com.br), com a intenção de criar uma programação alternativa para quem não compartilhava das atrações do carnaval tradicional. Várias bandas do Brasil já passaram por este festival na capital mato-grossense.

  • Em 2007 a rede foi ampliada e 20 municípios espalhados pelas cinco regiões do país (incluindo Vilhena, Ji-Paraná e Porto Velho) decidiram realizar o festival de forma integrada, o que fez surgir o maior festival independente integrado do país. Mais de 150 bandas circularam pelo país, entre elas 26 em Rondônia.
  • Em 2008 a projeção é de que no mínimo 50 cidades do país todo participem da iniciativa, no período de 31 de janeiro a 05 de fevereiro. Agora o festival encontra-se numa nova realidade, a cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, também irá participar da iniciativa, fazendo do festival o maior evento independente da América Latina;

  • O objetivo para a reunião é confirmar as cidades rondonienses que participarão da iniciativa e fornecer o apoio tecnológico para cidades que estão começando a se movimentar agora.

Estabelecimento de metas para 2008 - intercâmbio de informações e tecnologia:

  • Os produtores que tiverem mais experiência compartilharão experiências e modos de operação para realização de eventos, festivais. Serão trocadas idéias e tecnologias para melhor conhecimento do que é feito na região.

Mapeamento de eventos e espaços culturais do Estado ligados à cena rock:

  • Identificar, conhecer e divulgar os eventos independentes do estado e também os espaços que possibilitem a oportunidade de realização de eventos.

Fortalecimento das relações intermunicipais e linkar RO definitivamente com o Circuito Fora do Eixo:

  • Fortalecer as relações entre as cenas rock do estado, aproximando os líderes dos movimentos de forma a facilitar a troca de idéias e tecnologias;

  • Fortalecer a relação entre o estado de Rondônia e o Circuito Fora do Eixo, para que a cultura jovem de Rondônia possa se espalhar para o país todo e receber informações de coletivos de outros contextos e locais;

Incentivar a participação de artes integradas nos eventos:

  • O movimento rock sempre foi ativo em nosso estado, de forma independente. É importante essa expansão para outros setores culturais, partindo dos produtores de rock a iniciativa para que teatro, dança, artes plásticas, entre outros tenham espaço garantidos em seus eventos, de forma a aumentar o alcance de suas atividades e incentivar outros setores culturais.

Programação:

I Encontro de Coletivos de ROck*

Cidade: Ji-Paraná

Data: 13 e 14 de outubro


Dia 13 de outubro

Local: Auditório da Biblioteca Municipal de Ji-Paraná

Pautas:

- Apresentação e Contextualização das Cenas e Coletivos de Rock do Estado de Rondônia;

- Grito Rock Rondônia 2008;

- Estabelecimento de metas para 2008: intercâmbio de informações e tecnologia;

- Mapeamento de eventos e espaços culturais do Estado;


- Fortalecimento das relações e linkar RO definitivamente com o Circuito Fora do Eixo;

- Incentivo à participação de artes integradas nos eventos;

A noite do dia 13 de outubro, programação cultural: Intercâmbio Rock.

O Intercâmbio ROck tem a intenção de ligar as bandas do estado num projeto mais íntimo, pra que seja criado um laço maior e mais forte entre a banda da capital e as do interior (alternativo).

A idéia inicia para realização desse intercâmbio é de que ele não se limite a Ji-Paraná mais sim ao estado, aumentando assim as chances das bandas tocarem em cidades diferentes dentro do mesmo projeto.


Sábado 13 de outubro 2007


INTERCÂMBIO ROCK 2ª Edição

Local: Ruby Point

A PARTIR DAS 21:00 Hs

ENTRADA FRANCA

Bandas:

DI MARCO (Ji-Paraná)

ENMOU e SISTEMA OPOSTO (Vilhena)

MADE IN MARTE (Porto Velho)

RELICÁRIO (Cacoal)


Realização:
Di Marco & Interior Alternativo


Dia 14 de outubro

Local: AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIAPAL DE JIPA

- Considerações dos coletivos;

- Apontamentos finais;

*ROck = Rock de Rondônia

Realizadores:

- Movimento Rock de Ji-Paraná

- Projeto Beradeiros

- Vilhena Rock

Contatos:

João Carlos Regert Neto – “Nettü Regert”

MSN: jc_ramone@hotmail.com

TEL: (69) 9223 7482 e (69) 3321 3428

Vilhena Rock

www.vilhenarockzine.blogspot.com

Nenhum comentário: