13 de out. de 2010

Começou o III Congresso Fora do Eixo:

Começou o III Congresso Fora do Eixo em Uberlândia, e o Interior Alternativo está presente nessa edição, Samira Lima foi a MG acompanhar, absorver e nos por a par do que está rolando na rede e já buscando novidades pra agregarmos ao Festival Poraquê e pro coletivo IA.

Só falta o Maranhão!

Desde a última segunda-feira (11) Uberlândia respira movimentação cultural. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é ponto de encontro de mais de 60 coletivos de todas as regiões do Brasil, além de um da Argentina. Jornalistas, produtores e diversos agentes e colaboradores culturais formam o público de mais de 300 pessoas do III Congresso Fora do Eixo. Neste ano, os temas giram em torno de economia solidária, intercâmbio, autogestão e etc. Durante o primeiro dia, mais dois estados aderiram ao sistema FDE de produção cultural: Piauí e Espírito Santo, faltando a partir de agora somente o Maranhão para o FDE alncançar todo o território brasileiro.

A programação se estende até sábado (16) e é composta por debates, grupos de discussão (GD’s) e grupos de trabalho (GT’s). Nesta edição do congresso, o FDE demonstra muita maturidade em sua gestão diante dos coletivos vinculados ao circuito. Um grande exemplo de maturação prematura (diante da realidade dos coletivos) é o Massa Coletiva. Em um ano e meio, o Massa tornou-se referência diante de todos os coletivos no quesito de sustentabilidade.

A TAL DA SUSTENTABILIDADE - Ficou perceptível o empenho dos coletivos em se adequarem ao FDE, da mesma forma que o FDE mostrou-se mais aberto a negociar com seus filiados. O GD de sustentabilidade rendeu ótimos debates e sanou algumas das inúmeras dúvidas dos interessados em viverem de cultura. Ao final do congresso, o FDE formulará novas diretrizes para o ano de 2011, idealizadas a partir dos debates e GT’s realizados. Os GD’s seguem até sexta-feira e serão transmitidos ao vivo pela internet. Quem não pode vir ao congresso pode seguir todas as informações sobre o congresso (lançadas na rede em tempo real no www.livestram.com/foradoeixo) através dos links: foradoeixo.org.br/congresso; twitter/foradoeixo, gomacultura.blogspot.com e jambolada.blogspot.com.

Samira Lima – Interior Alternativo

Fotos: Coletivo Goma (http://www.flickr.com/photos/gomacultura/)

Videos do III COFE:

http://www.youtube.com/watch?v=wQl7QPC2AyQ

http://www.youtube.com/watch?v=HUGAU4qMic0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=_cROgL-zWTw&feature=related

Um comentário:

Tassio Lopes disse...

Bcana demais a cobertura.
é nóis na cobertura colaborativa